As manhãs!

Ah… as manhãs… adoro manhãs.Sempre fui uma pessoa de manhãs, funciono melhor de manhã, sou mais produtiva, mais feliz e bem-disposta de manhã. Adoro o pequeno-almoço, adoro a luz a entrar pelas janelas. Adoro tudo. Excepto a correria!

Odeio fazer tudo a correr. Seja lá o que for. Detesto pressas e stresses. Há quem viva bem com fazer tudo a despachar, coma bem um iogurte encostada à bancada da cozinha. Eu de-tes-to. Detesto! Eu tenho que, pelo menos, conseguir sentar-me a comer. Faz parte da manutenção da minha sanidade mental. Demoro 3 minutos a fazer ovos mexidos todas as manhãs mas levo 10 a comê-los e a beber um galão (não levo mais pq não me deixam!). Faço torradas para a Kiki, faço sumo de laranja, faço o que for preciso, o pequeno-almoço é essencial.

Ao longo do tempo fui encontrando formas de agilizar as manhãs, de forma a que possamos demorar-nos mais à mesa do pequeno-almoço. Mas sou pouco disciplinada, confesso… nem sempre preparo coisas no dia anterior. À noite, ultimamente, só me apetece correr para o banho e ir para a cama. E isso rouba-me tempo de manhã.

Um destes dias, depois de ter tudo feito e quando as torradas da Kiki saltaram, constatei que por mim já podia ser o fim do dia e ia já para a cama, como se fossem 10 da noite. E pensei: “temos um problema”.

E então a Joana cansada e irracional atira-se para o chão da cozinha numa birra imaginária, esperneia e diz que a sua vida é muito injusta (digo também três ou quatro asneiras daquelas feias, para dentro). A outra, a crescida, fica a olhar para ela com desdém e pensa que quando há um problema tem de haver algum sitio onde as coisas não estão a funcionar. E começa a fazer contas de cabeça e a excluir hipóteses:

– se calhar levantavas-te mais cedo, não?
– mas eu ponho o despertador para as 06:10 – diz a Joana de 3 anos.
– sim, mas nos últimos tempos fazes snooze três vezes…

E este diálogo continua até convencer a Joana de 3 anos, claramente na fase das birras, que não há ninguém a culpar a não ser ela! Toca a fazer escolhas mais saudáveis para não ter falta de energia, toca a planificar, toca a arranjar estratégias e a deixar-se de…(vocês sabem…)

Acompanho o blogue de umas miúdas muito desempoeiradas, que adoro. Sem fundamentalismos, sem filtros nem aqueles “sermões” escondidos em forma de posts de mães perfeitas e que estão cheias de energia e motivação todos os dias (isso é mentira, não existe, todas falhamos, todas nos colocamos em causa, todas duvidamos de nós, todas queremos “saltar fora” de vez em quando e fazer birra e elas falam disso mesmo!). Gosto delas.

O Amãezónia, cuja permissa é “ter filhos é uma vida selvagem”, não doura a pílula, não tem filtro, tem muito sentido de humor (cáustico, o meu preferido) e tira-nos o peso da culpa, inevitável, que sentimos quando percebemos que somos só humanas.

Escrevem sobre tudo o que possamos imaginar, mas hoje o post sobre as manhãs é claramente o que me interessa. Faço quase tudo, excepto o preparar tudo no dia antes. É isto que vai salvar as minhas manhãs (ou as que der para salvar…)

Descubram tudo aqui. Ah, e vale mesmo a pena ir lendo os outros posts! Tudo simples, com muita graça, com ilustrações giríssimas, como esta!

18_10_16manhas-01

Divirtam-se! Eu divirto-me sempre!

2 pensamentos sobre “As manhãs!

  1. Oh como também adoro manhãs! Mas pequeno almoço descansado, já só mesmo no escritório 🙂

    Adoro manhãs para tudo o resto! Mas adorava ainda mais quando nos riamos juntas!

    Gostar

Deixe um comentário